• Home
  • Quem somos
  • Serviços
    • Formatação de franquias
    • Expansão de franquias
    • Loja de franquias
  • Nossos clientes
  • Notícias
  • Contato
Publicado por Donizete Rezende em 15/01/2020
Categorias
  • Uncategorized
Tags

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, sancionou hoje (13), a lei que proíbe o fornecimento de copos, pratos e talheres de plástico na cidade. Com a proibição, os itens devem não só deixar de ser oferecidos por bares e restaurantes, como também não estarão mais disponíveis no comércio e em supermercados para uso doméstico. A legislação entra em vigor em 1º de janeiro de 2021.

Ainda neste mês, a prefeitura deve regulamentar a lei aprovada em junho do ano passado que proíbe o fornecimento de canudos plásticos na capital paulista. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) também aprovou uma legislação semelhante abrangendo todo o estado.

O vereador Xexeu Tripoli (PV), autor do projeto de lei sancionado hoje, disse que 16% do lixo gerado pelo município é de plástico em diversas formas. Na justificativa da proposta, o vereador defendeu que os copos e talheres descartáveis sejam substituídos por itens de material biodegradável ou reutilizável.

Covas disse que antes mesmo da regulamentação a proibição dos canudos plásticos já tem gerado impactos positivos na cidade. “Ainda sem mesmo a regulamentação ter saído, hoje, praticamente, não se acha mais canudo que não seja biodegradável ou de outra alternativa na cidade. Porque, muito mais do que a sanção pecuniária ou a fiscalização, a lei transformou a cultura da nossa população”, ressaltou.

Indústria contesta

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) disse que as proibições aos produtos “trazem insegurança jurídica, mexem com a competitividade e o planejamento financeiro das empresas, causando impacto nos investimentos, na geração de empregos e até mesmo na manutenção da atividade industrial”.

A representante da indústria de plástico defende que em vez de proibir, o uso desse produtos seja regulamentado de forma a reduzir o consumo e garantir a reciclagem. “A indústria de transformação e reciclagem de material plástico está disposta a contribuir para a construção de soluções em conjunto”, diz o comunicado da associação.

Compartilhar
Donizete Rezende
Donizete Rezende

Artigos Relacionados

29/07/2024

Empresário dono de franquia que pediu vínculo de emprego terá de pagar R$ 1 milhão


Leia mais
25/05/2024

Como shopping se prepara para receber primeiro Playcenter da Cacau Show


Leia mais
25/05/2024

Promoção do Popeyes oferece frango frito para quem tem 1,55 m de altura ou menos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma reunião conosco

16 99991-8878
16 3515-9262
contato@rezendeconsultoria.com.br

Siga-nos

© 2025 Rezende Franquias. Todos os direitos reservados. Roar Agência de Resultados
      Olá, quer formatar uma franquia?
      WhatsApp
      Olá! Fale diretamente com nosso especialista em franquias pelo WhatsApp.
      Abrir chat