Outback: As vendas na operação brasileira cresceram 11,2% no trimestre (Outback/Divulgação)
A dona da rede de alimentação casual dining Outback Steakehouse está em busca de compradores. A Bloomin’ Brands, que controla quase 1.500 restaurantes em todo o mundo, tem vendas praticamente estáveis há alguns anos e começou a procurar alternativas para seu negócio, incluindo a venda da companhia e de suas subsidiárias.
O banco americano Bank of America Merrill Lynch foi contratado pela matriz americana há cerca de três meses para buscar interessados.
Nos Estados Unidos, a companhia tem 1.222 lojas de quatro marcas: Outback Steakhouse, Carrabba’s Italian Grill, Bonefish Grill e Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar. Já internacionalmente, são 245 unidades, sendo 97 restaurantes brasileiros.
No Brasil, a companhia atua com as marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Fleming’s e tem no país suas maiores unidades.
EXAME confirmou que a rede de restaurantes IMC, dona do Frango Assado, e a rede especializada em hambúrgueres Madero estão entre os interessadas na operação brasileira.
A IMC quase foi adquirida no fim do ano passado pelo grupo de restaurantes corporativos Sapore, e está num processo de reestruturação. O Madero recebeu em janeiro um aporte de 700 milhões de reais do fundo de investimentos Carlyle, mas precisaria de um aumento de capital para levar a operação adiante.
A operação brasileira do Outback é uma das joias da coroa do grupo americano, com nove das dez lojas de maior faturamento no mundo. Além disso, consegue atrair por aqui um público de maior poder aquisitivo que a média da rede, com restaurantes que atraem de happy hour e almoços de executivos a famílias em fins de semana. Mas, tanto aqui quanto lá fora, segundo EXAME apurou, a rede sofre com margens baixas num mercado de concorrência crescente.