Por Alexandre Melo e Raquel Brandão, Valor — São Paulo
20/02/2020 13h01 Atualizado há 6 dias
A bandeira de restaurantes Popeyes, controlada pelo BK Brasil, encerrou o primeiro ano de operação com lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) positivo.
“Em um ano de operação foram abertos 41 unidades. [Foi um resultado] positivo para uma marca tão jovem”, afirmou Iuri Miranda, diretor-presidente do BK Brasil, em teleconferência com analistas sobre os resultados financeiros de 2019. O grupo é dono do Burger King e da Popeyes no Brasil.
Segundo Clayton Malheiros, diretor financeiro e de relações com investidores, a rede Popeyes conseguiu antecipar em alguns anos o ponto de equilíbrio financeiro.
O BK Brasil encerrou 2019 com 121 novos restaurantes em operação, sendo 88 novos Burger King. Ao todo, a rede tem hoje 912 unidades.
Segundo Miranda, o ano de 2019 foi desafiador para a máster-franqueadora devido à recuperação econômica lenta e à competição acirrada. Os restaurantes abertos há mais de 12 meses registram queda nas vendas de 2,2%, sendo que parte do desempenho negativo foi atribuído à concorrência.
Neste início de ano, a rede tem percebido uma melhora nas vendas nos primeiros meses. Perguntado sobre o cenário para a operação em 2020, o executivo respondeu que não divulga metas. Ele afirmou, porém, que a empresa “vai perseguir” um crescimento nominal nas vendas mesmas lojas, em operação há mais de 12 meses, acima do Produto Interno Bruto e crescimento da receita acima da inflação”.
“Queremos gerar oportunidade para melhorar a margem”, afirmou Miranda.
O BTG Pactual prevê um cenário desafiador persistente para a empresa. Para o longo prazo, porém, o banco mantém-se otimista, na avaliação de que a companhia tem uma forte execução gerencial e um consistente plano de crescimento. As ações do BK Brasil caiam mais de 6% na bolsa nesta quinta-feira.
O presidente da companhia destacou ainda que a estratégia adotada na operação de delivery, que tinha apenas o Uber Eats como parceiro, não teve o desempenho esperado. O BK começou operar com o Rappi e fez o primeiro piloto com o iFood. Atualmente um terço dos restaurantes oferece o serviço de entrega e a meta é ampliar essa fatia.
A rede também não descarta repassar aos consumidores o aumento do preço da proteína.
“Por quanto tempo vamos mitigar esse impacto? Depende do que vai acontecer daqui para frente. Nossa visão é que uma negociação pode impedir aumento”, afirmou.