McDonald’s está oferecendo quatro horas de folga remunerada para funcionários de empresas americanas e trabalhadores em restaurantes de propriedade da empresa que receber a vacina COVID-19, disse a empresa em um e-mail para 1851 Franchise.
“A vacinação é essencial na luta contra a pandemia e estamos incentivando ativamente os funcionários do McDonald’s a darem esse passo importante”, afirmou. Tiffanie Boyd, Disse o chefe de pessoal do McDonald’s nos Estados Unidos a 1851 Franchise. “Forneceremos quatro horas de trabalho remunerado à tripulação dos restaurantes corporativos do McDonald’s nos Estados Unidos e aos funcionários corporativos dos Estados Unidos que receberem a vacina.”
Embora o McDonald’s não exija que os funcionários sejam vacinados, a marca o incentiva e “conectará os funcionários a especialistas terceirizados para compartilhar informações e responder a perguntas sobre a vacina”.
Desde o início da pandemia, o McDonald’s liderou muitas iniciativas para apoiar os funcionários e foi um dos primeiros a lançar aumento da licença médica paga.
“Desde que o COVID-19 começou a impactar os Estados Unidos, o McDonald’s USA atualizou quase 50 processos para manter a segurança dos funcionários e clientes de restaurantes e publicou um guia de 59 páginas delineando os padrões nacionais para restaurantes”, disse McDonald’s. “Esses padrões incluem verificações de bem-estar, barreiras de proteção, adesão às diretrizes de distanciamento social para clientes e equipe, uso de luvas e máscaras, aumento da frequência de lavagem das mãos e mudança para operações sem contato. O PPE é amplamente fornecido para todos os restaurantes; até o momento, mais de 110 milhões de máscaras foram distribuídas para a tripulação. ”
O tempo de folga remunerado para os funcionários representa a última despesa relacionada ao COVID-19 da rede, já que a rede relatou que o fornecimento de EPI para os funcionários teve um impacto em seus lucros durante sua última chamada de ganhos. A rede gastou US $ 45 milhões em despesas relacionadas ao COVID-19 em seu segmento internacional neste trimestre,de acordo com um arquivamento da SEC.
O McDonald’s não é o único a oferecer incentivos à vacinação para seus funcionários. Darden Restaurants está oferecendo aos trabalhadores horistas duas horas de pagamentopara cada dose da vacina COVID-19 que recebem. A empresa optou especificamente por pagar aos funcionários em vez de exigir que eles se alimentassem durante os dias de licença médica para incentivar mais participação. A taxa será baseada nos ganhos dos trabalhadores, incluindo gorjetas, nas últimas 13 semanas. A taxa máxima é de US $ 20 por hora, e os funcionários precisarão mostrar evidências de vacinação para receber esse dinheiro.
Chipotle também disse que a rede pagar pelos custos associados à vacinação de funcionários, mas não tornará a vacinação obrigatória.
É importante observar que Chipotle e Darden não são franqueados, o que significa que as iniciativas de vacina terão um impacto muito maior em seus respectivos pools de mão de obra do que o plano do McDonald’s.
Como 95% das lojas do McDonald’s nos Estados Unidos são de propriedade de franquia, a iniciativa de vacinação afeta menos de 5% dos restaurantes domésticos, com os franqueados responsáveis por tomar suas próprias decisões financeiras em relação à vacinação de funcionários e licença médica de sua força de trabalho. Por exemplo,a operadora de um restaurante franqueado do McDonald’s em Louisville, Kentucky, virou manchete após pagar US $ 1.135 em salários atrasados a um empregado depois que o empregador deixou de pagar por família alargada e licença médica para cuidar de seu filho quando a pandemia levou ao encerramento de sua creche.
Embora seja legal exigir a vacinação COVID-19 de acordo com a The US Equal Employment Opportunity Commission, muitos empregadores acham que receber a vacina é uma escolha pessoal e hesitam em iniciar quaisquer políticas oficiais.
Embora os franqueados do McDonald’s precisem cobrir os custos sozinhos, a estratégia corporativa da rede sugere que incentivar os funcionários a se vacinarem pode valer a pena no longo prazo, se criar um negócio mais sólido e um ambiente mais seguro para os clientes. Além disso, como uma das maiores redes de fast food do país, a decisão do McDonald’s pode empurrar o resto da indústria de QSR em uma direção semelhante.
“Garantir a ampla disponibilidade e acesso à vacina exigirá parcerias extraordinárias entre empresas, governos e organizações comunitárias e de saúde, e estamos nos envolvendo com funcionários do governo e nossos parceiros para entender onde o McDonald’s pode apoiar ainda mais esse trabalho”, disse McDonald’s.