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18 MAR 2020 – 06H02 ATUALIZADO EM 18 MAR 2020 – 16H22
Franquias negociarão com shopping centers, banco e governo (Foto: GettyImages)
Faz uma semana que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia pelo novo coronavírus, mas já foi suficiente para que empresas do mundo todo vissem suas vendas desabarem, em especial as pequenas e médias que dependem exclusivamente da circulação dos consumidores.
Não há uma perspectiva de melhora e a palavra que ronda o mercado é “incerteza”. Com isso, as empresas precisam pensar em alternativas múltiplas para encarar os diversos cenários que podem se abrir pela frente.SAIBA MAIS
O setor brasileiro de franquias se reuniu para traçar medidas de contenção das perdas para o período. Por meio da associação representativa do setor, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), foram listados três pilares de atuação para negociação com shopping centers, bancos e governo, entre outros aspectos.
“As franquias hoje são 40% das lojas em shopping centers, são marcas importantes, que geram fluxo. Entendemos que precisamos agir e pleitear para a sobrevivência das unidades”, diz o presidente da entidade, André Friedheim.
A negociação com os shopping centers envolve a modificação na forma de cobrança dos aluguéis: ao invés de um valor mínimo fixo, a proposta é apenas o proporcional ao faturamento da unidade. “Além disso, sugerimos a não cobrança de décimo terceiro aluguel neste ano, e isenção de estacionamento para melhorar o fluxo. Estamos conversando com bancos também para priorizar o financiamento, e oferecer linhas de crédito diferenciadas para franqueadores e franqueados.”
A entidade também procura uma maneira de auxiliar a renegociação de aluguéis de lojas de rua, que não têm as mesmas políticas de centros comerciais.SAIBA MAIS
Na última segunda-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes anunciou medidas para ajudar pequenas e médias empresas, entre elas a postergação do pagamento dos tributos do Simples Nacional em até três meses. Friedheim vê a notícia como uma sinalização do governo para oferecer um respiro no momento. No entanto, ainda é preciso mais ajuda.
“A gente tem mais de 1,3 milhão de empregos diretos no setor e muita preocupação de mantê-los. Desonerar a folha de pagamento de alguma forma nos dá um caminho de manter os funcionários. É um pleito de todas as associações para não agravar o problema do desemprego que já é corrente no Brasil.”
Além das negociações, Friedheim comenta que a entidade também tem se preocupado em disseminar as boas práticas sobre a higienização ainda mais rigorosa e outros cuidados que não tornem as lojas um polo de contaminação nesse período.
Como tudo é muito recente, franqueadoras e franqueados iniciaram diversas ações para tentar conter as quedas no faturamento. Algumas medidas já estão consolidadas em toda a rede, outras ainda estão em teste para depois serem replicadas.
PEGN teve acesso a orientações que estão sendo dadas em diversas marcas. Quase todas estão conscientizando as unidades sobre métodos de prevenção e uso de álcool gel, tanto pelo funcionário quanto pelo cliente. Além disso, há algumas ações específicas para cada segmento. Confira:
Delivery é a saída para conter a queda no fluxo (Foto: Divulgação)
O CEO da rede Boali, Rodrigo Barros, enviou um vídeo para os franqueados anunciando a suspensão do pagamento de royalties em abril. Diariamente, desde domingo, ele manda atualizações do plano de ação da rede que tem como um dos focos a atuação mais agressiva no delivery.
A diminuição no fluxo em shopping centers afetou diretamente os quiosques da Nutty Bavarian, que percebeu uma movimentação maior no delivery. Para ajudar os franqueados nesse momento, uma das frentes tem sido a renegociação de aluguéis em shopping centers, que precisarão ser revistos durante esse período, adiamento de renovações e modernizações que estavam previstas para alguns quiosques.
Na Espetto Carioca, os garçons costumam recepcionar os clientes com abraços. A medida foi descontinuada por enquanto. Além disso, a franqueadora autorizou que todas as unidades utilizem o delivery no período – até então, apenas algumas lojas contavam com a modalidade.
A Megamatte está se reunindo diariamente para avaliar a situação e, até o momento, estabeleceu que as lojas devem ser higienizadas de hora em hora e a atuação no delivery deve ser reforçada.
A Pizza Prime precisou adiar todas as inaugurações que tinha previsto para março, bem como a convenção de vendas. Os funcionários também foram orientados a evitar qualquer contato físico com o cliente, seja no delivery ou no salão. A orientação é “esbanjar sorrisos” e evitar contato.
Serviços Educacionais
Aulas suspesas e cursos online são as medidas adotadas (Foto: shutterstock)
As escolas da Rockfeller vão adotar as aulas remotas, com tecnologia implantada nas próprias unidades. Já para o treinamento da rede com professores e franqueados, além das reuniões com candidatos, a sede que fica em Balneario (SC) , conta com um estúdio de transmissão.
A maior parte dos alunos da Ginástica do Cérebro, rede de cursos de neuroaprendizagem, integra o grupo de risco. Para não perder matrículas, a rede incentivou as unidades a realizar aulas online.
A rede YES! Idiomas emitiu um comunicado na última segunda-feira anunciando a antecipação das férias de julho para os alunos das escolas do Rio de Janeiro e São Paulo. Já a escola infantil Luminova, do Grupo SEB, e a escola de idiomas Saint Thomas’ International School encerrarão as atividades por tempo indeterminado a partir da próxima semana. O Instituto Gourmet também parará por 15 dias. As redes ainda divulgarão os cronograma de reposição para os alunos.
Uma das franqueadas da Piticas, Gina Canto iniciou algumas ações na semana passada que já vêm sendo adotadas por toda a rede. Agora, os clientes não podem mais provar nenhuma peça e os funcionários passam as roupas com ferro a vapor antes de voltar para as prateleiras. Além disso, a loja é higienizada de hora em hora.
Para tentar reverter a queda do fluxo, a Mil e Uma Sapatilhas começou a contatar os clientes por WhatsApp, enviando fotos dos produtos disponíveis nas lojas, e oferecer a entrega a domicílio.
Pet
A Fórmula Animal utiliza muita matéria-prima importada e, por essa razão, soltou um comunicado orientando que os franqueados a aumentem o estoque para os próximos meses. Eles também suspenderam as contratações nos próximos 30 dias.
Demanda por higienização aumentou (Foto: ThinkStock)
Com o aumento da demanda, a Jan-Pro, que faz limpezas comerciais, estendeu o tempo de atendimento para 12 horas diárias, das 8h às 20h. Os funcionários passaram a usar roupas especiais, como óculos, luva e uma máscara protetora.
A Limpeza com Zelo, marca de higienização doméstica, também diz que a demanda dobrou nos últimos dias e tem adotado procedimentos parecidos com a Jan-Pro.
Beleza (Foto: Oleg Magni / Pexels)
A rede de clínicas Atende Mais adotou protocolos de segurança para médicos, recepção e enfermagem, como utilização de máscaras o tempo todo e higienização do local, inclusive maçanetas dos consultórios, a cada 30 minutos.
As clínicas da Sorridents começaram a medir a temperatura de funcionários e pacientes constantemente. A higienização também passou a ser feita a cada meia hora.
A Doctor Feet percebeu queda no fluxo das lojas e já tenta renegociar custos de ocupação com shopping centers.
A Pormade é uma franquia de showroom de venda de portas que precisa visitar obras na região para fechar negócios. Eles estão postergando esses encontros ou tentando realizá-los de forma virtual, ainda sem o resultado da efetividade. Para as portas nas lojas, foi aplicada uma limpeza ainda mais frequente em cada peça tocada por clientes ou funcionários.